Redação Força Jovem

Somos formados por Professores da EMEF, Por Alunos e Ex- Alunos, Por Coordenadores dos Núcleos de Ação Educacional e de Projetos Culturais da Gestão do CEU Azul da Cor do Mar.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Repórteres, sim. Campuseiros também!

Repórteres, sim. Campuseiros também!*
Por Giulliana Bianconi

A presença de integrantes do projeto Nas Ondas do Rádio em eventos de tecnologia e educação já não é novidade. Orientados por engajados professores e pelo coordenador Carlos Alberto Mendes, estudantes de escolas públicas de São Paulo circulam com câmeras e microfones gravando entrevistas e fazendo reportagens que, em seguida, são publicadas em ambientes da web. Nesta terceira edição da Campus Party, porém, a cobertura jornalística dos jovens repórteres ganhou nova dinâmica.

O Mar-Azul da Campus Party - seis mil barracas (foto de Giulliana Bianconi)

A produção de conteúdos pôde ser ampliada, já que a participação da garotada está mais intensa. Um grupo deles está vivenciando o maior evento do país de compartilhamento de conteúdos de forma inédita neste ano: acampando.
Com a liberdade de um campuseiro, que não precisa se preocupar com a hora de "voltar para casa", os estudantes podem conferir todos os paineis que quiserem e considerarem interessantes. Gabriela Vallim, 15 anos, afirma estar adorando a experiência. "É muito interessante poder conviver com pessoas de diferentes culturas 24 horas por dia. Aqui tem universitário de diversas áreas, por isso é uma experiência muito rica", diz, com a voz firme de uma repórter.

Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Gabriela já decidiu que quer cursar jornalismo. Apesar de gostar da tecnologia, ela ressalta que o que mais a fascina é o contato com as pessoas, a comunicação.

Na Campus Party, oportunidade para essa interação com o público é o que não falta. Gabriela passa o dia pelos corredores do evento. "Gosto mesmo é de fazer entrevistas", diz. Mas a garota, assim como os seus colegas, também grava vídeos, participa das edições de áudio e realiza postagens de textos no blog do projeto e no Twitter. "Está sendo tão puxado por aqui que há alguns dias não entro no meu perfil do Twitter, só no do projeto."

À noite, quando os painéis e debates são encerrados, a barraca da adolescente, uma das seis mil que ocupam uma imensa área do Centro de Exposições Imigrantes, é o destino. O que não representa, necessariamente, descanso e um sono tranquilo. "Aqui o pessoal tem um grito característico. Basta um começar que todo mundo acompanha. É o tempo inteiro", comenta rindo. Gabriela não se incomoda. Diz que ali está em clima de férias. "Mesmo tendo a responsabilidade do projeto, isso aqui é um acampamento de férias", ressalta a garota.

Se os jovens não se importam, os educadores do projeto "Nas Ondas do Rádio" estão sempre atentos. A responsabilidade é grande. E, para garantir que os estudantes não passem por desconfortos nem importunações, há sempre alguém por perto. Assim que o coordenador Carlos Alberto Mendes conseguiu, junto ao programa Educarede, as barracas para os seus "repórteres", tratou de recrutar professores para acompanhar os estudantes no acampamento.

Por isso a coordenadora do CEU Azul da Cor do Mar, Isabela Oliveira, também levou a sua mala para a Campus Party. Desde o início da semana, dorme numa das barraquinhas azuis. Ela revela que toda a experiência do evento será relatada pelos alunos, posteriormente, em um documentário. Por enquanto, Isabela vai gerindo, junto a outros professores, como o colega Fábio Rogério Nepomuceno, da escola Mestre Fernando Gracioso, a agência de notícias que tem textos fresquinhos todos os dias. Para ela, a experiência também é um tanto nova. "Não estou acostumada a sair assim com os alunos, para passar dias fora. Está sendo muito interessante. Eles estão encantados, até deslumbrados, e estamos conhecendo muita coisa nova sobre robótica, ciência e tecnologia de uma maneira geral."

*http://www.institutoclaro.org.br/observatorio/noticias/detalhe/reporteres-sim-campuseiros-tambem

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Diário Campuseiros Party 3º Dia - Impresa Jovem

Hoje foi nosso último dia no Campus Party, estávamos tristes com o fim da nossa estadia, mas tentamos compensar fazendo tudo que não havíamos feito antes.

Nos preparamos para mais um dia de muito trabalho e para receber nossos colegas da rádio que não puderam ficar acampados e vieram hoje trabalhar com a gente. Quando eles chegaram com o Professor Marcos, nos separamos em duas equipes e começamos a cobrir tudo que acontecia no Campus.

Para isso, foi feito um levantamento da agenda e anotamos tudo que nos parecia ser interessante. Para mim, foi o dia que mais produzimos porque estávamos em um grupo maior. Eu e o Lucas protagonizamos um documentário sobre a Campus Party para mostrar para as pessoas o que é a feira na realidade, já que a maioria das pessoas não sabem do que se trata ou têm uma visão um pouco equivocada. Mas acreditem, a Campus é muito mais do que um mero encontro de pessoas inteligentes, é um lugar onde se apresentam grandes trabalhos, onde há a reunião de pessoas com o intuito de aprender e ensinar, e é essa troca de experiência e conhecimentos que a enriquece.

Para nós foi maravilhoso estar aqui, realizarmos entrevistas, conhecer pessoas novas e aprender mais sobre tecnologia. No fim da tarde entrevistamos o Marcelo Tas, do programa CQC, foi demais. Para completar nossa alegria encontramos o Secretário de Educação, Alexandre Schneider que também nos concedeu uma entrevista e tirou fotos conosco.

Para terminar o dia, participamos de uma mesa de debates do educarede que foi muito interessante sobre a questão do uso de novas mídias na escola. É isso, não vejo a hora de chegar a Campus Party 2011. O ano que vem tem mais!

Diário Campuseiros Party 2º Dia - Impresa Jovem


Bem vindos à segunda parte do nosso diário.

Como a maioria das meninas estamos sempre prontas para um close-up, após nosso make diário fomos todas tomar café da manhã (o dia começou bem mais calmo), chegando no stand dividimos nossas tarefas e fomos começar o trabalho. Logo na entrada entrevistamos Mike dos Santos (locutor) e Fabricio dos Santos (diretor técnico) presentes na área de games. Os dois contaram como funciona o rally virtual e deram várias dicas para os “gamers”.

Depois dessa entrevista conhecemos a Liz Rodrigues, organizadora da área de Música que é uma divisão do tema Criatividade, Liz nos explicou como a música auxilia na educação de nós, jovens e que através dela ampliamos nossos horizontes.

E se tem uma coisa que está em alta aqui na Campus Party é o Modding. Entrevistamos o Miguel Povh, vice-campeão mundial de moddings e uma coisa bem legal que ele nos disse foi que aquelas matérias que muitas vezes na escola achamos que não vai servir para nada, foram muito úteis para ele na hora de trabalhar com modding.

No fim do dia assistimos uma palestra com a equipe da educarede, Mila, psicóloga, Sérgio Lima, professor, pesquisador e blogueiro, Ricardo, diretor de novas mídias, Thiago Tavares e Rodrigo Costa. O debate foi super produtivo, conseguimos entender que o celular, o twitter e o Orkut, contrário do que a gente pensa podem ser usados como ferramentas para trabalhar a educação.

Aconteceu muito mais coisas durante o evento, mas não fiquem tristes, ao longo dos próximos dias vamos postar tudo aqui nosso blog. Até mais!

Entrevista Campus Party - Demi Getschok




Gabriela entrevistou Demi Getschok que é diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e considerado um dos "pais" da Internet no Brasil. Ouça abaixo na íntegra.




quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Modding - Maciel Barreto

          Hoje na Campus Party entrevistamos o Maciel Barreto, um designer de moddings reconhecido mundialmente. Maciel nos contou que sua tragetória começou por acaso, nunce tinha imaginado que pudesse realizar um trabalho desses um dia, e que hoje, vive voltado inteiramente para área de tecnologia.
          Sua paixão pelo modding se intensificou justamente na Campus de 2008, onde ele foi descoberto com seu casemod caveira. Depois disso, Maciel, que é design gráfico, também passou a ser modding design, e hoje tem uma empresa de modding, tudo isso graças ao seu talento e sua experiência na Campus Party.


Esse Kratos, God of War, foi o gabinete  que ele apresentou hoje na CP. Levou três meses para elaborá-lo. E seu custo gira em torno de 10 mil reais. Quem não gostaria de um gabinete desses, hein?!

Confira fotos do que está rolando na CP


Modding - Originalidade na criação de CPUs


Modding - Originalidade na criação de CPUs



Campus Party (Imprensa Jovem)

Chegando ao nosso ponto de encontro às seis horas da manhã, houve um pequeno imprevisto (o atraso do professor que trabalhou muito na noite anterior e perdeu a hora! rs) mas logo após sua chegada, tudo foi bem ágil. No caminho de ida (como sempre aprendemos algo); no caminho para o local do evento, fomos ao encontro de nossa parceira Isabela (que será responsável por nós as campuseiras: Gabriela, Silmara e Thayarah).

Na chegada paramos para tirar algumas fotos que estarão disponíveis para os leitores; entrando no evento ficamos todos deslumbrados com nossa recepção, Marcelo Branco o organizador da Campus no Brasil, nos recebeu muito calorosamente e com essa recepção o dia só tinha a melhorar. Conhecendo a infra-estrutura do evento antes de começarmos, ficamos todos maravilhados com o ambiente abrangente e deslumbrante, ao chegar no stand da Secretaria de Educação (que se tornou nosso ponto de encontro, de organização e etc) começamos a nos organizar e a buscar nosso credenciamento. Mas como o Prof. Marcos ficou em dívida conosco devido seu atraso pela manhã, ele nos convidou para "beber um pão de queijo e comer um suco" (ele falou com essas próprias palavras! rsrs) e lá fomos nós fazer nossa primeira refeição no Campus.

No stand já acompanhados do Carlos Alberto Mendes, Coordenador do Programa nas Ondas do Rádio e nosso auxiliador, fomos trabalhar. Várias fotografias foram tiradas no decorrer do evento todas elas como mencionamos estarão disponíveis aqui para vocês. Nossa primeira parada seria na palestra dada pelo portal educarede, mas como encontramos Demi Getschko, fizemos uma entrevista com ele, gravada pela Gabi, e nos atrasamos um pouco para a palestra. Fora o atraso, foi boa palestra, uma moça que se no local nos reconheceu pela camiseta laranja (detalhe: nada fashion, mas tudo bem) e chamou a Gabi para explicar sobre o programa que participamos.

Fomos jantar com os outros campuseiros e logo após assistimos um debate sobre "Formação para Cultura e Educação 2.0" que foi uma "rocha" de conversa, nisso surgiu a oportunidade de fazer perguntas e o Prof. Marcos e a Gabriela fizeram várias, surgindo uma discussão muito enriquecedora. Depois dessa palestra, que acabou às dez horas da noite, fomos pegar as malas e nos aprontamos para dormir. Mas era impossível "desligar" esse horário, então fomos dar uma volta e ver o que estava acontecendo. Aqui, dormir não é a prioridade.

Esse foi nosso primeiro dia na Campus Party, fiquem ligados no nosso diário campuseiro, até a próxima!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

a caminho da campus

Seis horas da manhã prontas para o close-up!

Enfim, Campus Party!

Estamos indo para a Campus Party, hoje, começa nossa jornada por esse grande evento. Ainda não sabemos direito como vai ser, mas temos muitas idéias e boas expectativas.Através de nosso blog, você poderá ficar por dentro de tudo. Com certeza teremos muitas experiências para compartilhar. Contamos com sua presença e participação!!


campus party

Olá pessoal!
Estamos aqui na CAMPUS PARTY, já percorremos o local e é super interessante. Tem vários stands um da CBN, da Vivo, da Telefônica, Campus Futuro entre outros.
As atividades ainda não começaram  mas quando começar podem esperar que mandaremos os detalhes para vocês. Visitem nosso twitter: www.twitter.com/redforcajovem